quarta-feira, 15 de agosto de 2012

15 de Agosto. Um dia sem Van! Saiba por que ocorreu o protesto.


A manifestação Um dia sem van tem o objetivo de mostrar a importância do transporte alternativo legalizado e organizado para a população, além de exigir uma rápida e imediata licitação para o setor.
De acordo com Guilherme Biserra, diretor jurídico do sindicato da categoria, a finalidade é  fazer valer a realização de uma nova licitação para as vans e cobrar o cumprimento da lei nº 3360, instituída em 2002. A lei garante que a licitação seja voltada apenas a pessoas físicas, além de determinar a demarcação dos locais de parada a 50 metros antes ou depois dos pontos de ônibus e permitir o uso das faixas exclusivas, como o BRS, para evitar discussões entre  motoristas de ônibus e vans e reduzir o número de multas aplicadas pela Guarda Municipal aos trabalhadores do setor. 
"Hoje, o transporte alternativo leva diariamente cerca de 1,8 milhão de passageiros que, através de pesquisas, já comprovaram sua importância desde tipo de transporte, atrás apenas dos ônibus. Não queremos prejudicar essas pessoas, apenas fazer valer uma lei que as autoridades públicas teimam em desrespeitar", afirmou Biserra, embora o movimento tenha transformado a cidade em um verdadeiro inferno.  
Paulo Oliveira, coordenador do Movimento em Defesa do Transporte Alternativo, explicou a proposta encaminhada à Secretaria Municipal de Transportes:
" Queremos colocar 3800 veículos nas ruas, com mais 500 carros de transporte executivo e mais 2000 no transporte noturno, de forma que as companhias de ônibus possam recolher seus carros", explicou Oliveira, sem considerar a capacidade do município de circulação de veículos de forma a não provocar gigantescos engarrafamentos.
" Apesar de ser chamado de complementar pelo Prefeito, o sistema alternativo de transporte é totalmente integrado à cidade. Se o Bilhete Único é usado nos ônibus, metrôs e trens, o mais justo seria que as vans também pudessem utilizá-lo. Queremos paridade com os outros transportes", finalizou Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário