segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Ficção se torna realidade! O veículo aéreo de ‘Star Wars’


Esse veículo não vai voar através de densas florestas tão facilmente como as motos de "O Retorno de Jedi", mas seus controles intuitivos poderia um dia permitir que qualquer pessoa possa o manusear.
O veículo aéreo se assemelha a um voo da ficção científica, porém a moto possui dois rotores em vez de rodas, mas se origina de um projeto abandonado em 1960 por causa de problemas de estabilidade e rolagem.

Aerofex (
http://www.aerofex.com/
), uma empresa com sede na Califórnia, ajustou o problema de estabilidade através da criação de um sistema mecânico - controlado por duas barras de controle na altura do joelho - que permite que o veículo responda a movimentos, sendo eles a inclinação do piloto ou sensor natural de equilíbrio.

"Pense nisso como a redução do limiar de vôo, até o domínio do ATV (veículos todo-terreno)", disse Mark De Roche, um engenheiro aeroespacial e fundador da Aerofex.

Tais controles intuitivos poderia permitir que os médicos pudessem visitar pacientes rurais em lugares sem estradas, ou auxiliar agentes de patrulha. Tudo isso acontece mecanicamente, sem a necessidade de produtos eletrônicos, muito menos a complicada inteligência artificial ou software de voo.

Aerofex tem limitado os testes de voo com humano a uma altura máxima de 15 metros e velocidades de cerca de 30 mph (um pouco mais que 48 Km/h), mais por precaução do que por causa de todos os limites tecnológicos. As versões mais antigas dos veículos em foco poderiam voar tão rápido quanto helicópteros.

Teste de voo no deserto de Mojave na Califórnia, levou à apresentação de um documento técnico. A empresa planeja lançar uma segunda versão do seu veículo, em outubro, e também preparar uma versão não tripulada para testes de voo até o final de 2013.

(Mashable)


Nenhum comentário:

Postar um comentário