terça-feira, 14 de agosto de 2012

Protesto do Transporte Alternativo na Cidade do Rio de Janeiro


O MDTA - Movimento em Defesa do Transporte Alternativo do Município do Rio de Janeiro fará, nesta 4ª Feira (15 de Agosto), uma Grande Manifestação!

Nesta 4ª Feiradia 15 de Agosto, acontecerá na capital carioca o maior protesto já realizado do Transporte Alternativo. Deverão participar cerca de 3000 veículos e milhares de trabalhadores, a manifestação terá início com a concentração dos veículos nos arredores do Maracanã, a partir das 7 horas da manhã, seguirão em carreata pela Radial Oeste, passando pelas Avenidas Presidente Vargas e Rio Branco, as Vans e Kombis serão parqueadas no Aterro do Flamengo de onde os Trabalhadores em passeata seguirão à Cinelândia. Este ato culminará na realização da PRIMEIRA Grande Assembleia da Categoria de Trabalhadores do Sistema.

TEC - Transporte Especial Complementar de Passageiros do Rio de Janeiro, mas conhecido como Transporte Alternativo, é hoje o SEGUNDO MAIOR modal em demanda transportada, superando os Trens e Metrô juntos, são mais de 1,8 milhões de usuários/dia, em cerca de 6 mil veículos legalizados, gera 40 mil postos de trabalho diretos. Responsável diretamente pela melhora do sistema de transporte público da cidade do Rio de Janeiro, pois foi a concorrência oferecida pelo Transporte Alternativo, que levou o empresariado do setor de ônibus a investir em equipamentos e pessoal, trazendo um verdadeiro avanço na qualidade do serviço prestado ao carioca.

Licitação Já, é a principal bandeira de luta deste movimento, que reivindica que a prefeitura do Rio de Janeiro respeita a Lei Municipal 3.360, estabelecendo para essa categoria: Paradas de Embarque e Desembarque comuns aos dos Ônibus; Acesso aos Corredores Exclusivos de Transportes Coletivos - BRS; Licitação dirigida as Pessoas Físicas (Operadores do Sistema); Licitação de todo o sistema de uma só vez; Cooperativas gerindo a operação do serviço; Fiscalização da OCB/RJ às Cooperativas; Participação no Bilhete Único Carioca; Reconhecimento por parte do poder público ao nosso Sistema de Transporte Alternativo como Modal integrante ao conjunto do Sistema de Transporte Público da Cidade do Rio de Janeiro; Fim da Indústria das Multas; Fim da Fiscalização Arbitrária e Predatória.

Extermínio da categoria, foi este alerta que levou os sindicatos da categoria a, irmanados, se oporem a atual Política de Transporte que está sendo implementada pela Prefeitura do Rio de Janeiro, o SINDTRANSRIO (Sindicato das Cooperativas) e o SINDVANS-RIO (Sindicato dos Operadores), repudiam a forma como o Secretário de Transportes, Alexandre Sansão, tem tratado o Transporte Alternativo, não somos modal de SEGUNDA CATEGORIA, não transportamos cidadãos de SEGUNDA CATEGORIA, a chefe da pasta da SMTR declarou que faria licitação para, apenas, 1200 vagas no Rio de Janeiro, declarou ainda em entrevista para o jornal global "RJTV" que até 2016 a Cidade não precisará mais dos serviços das Vans. Com a política, no mínimo equivocada, de que Ônibus BRT's é transporte de massa. A SMTR peca em não se preocupar com o interesse do cidadão e menos ainda com os postos de trabalho gerados pelo Transporte Especial Complementar da Cidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário