sábado, 25 de agosto de 2012

Trens comprados por R$ 11 milhões cada já chegaram ao Rio enferrujados


Trens chineses comprados pelo governo do Estado ao valor de 5,5 milhões de dólares cada — equivalentes hoje a R$ 11 milhões — chegaram ao Rio enferrujados.

Relatório ao qual O DIA teve acesso com exclusividade mostra que foi preciso fazer uma raspagem e limpeza com produtos químicos, em caráter emergencial, antes de apresentar os carros e colocá-los para circular.

Nos dias 28 e 29 de janeiro, 15 funcionários da empresa TTrans ficaram encarregados de fazer o trabalho de remoção da oxidação no sistema de engate da parte da frente do trem e nas portas de acesso dos passageiros. A TTrans confirmou que fez o serviço para tratar a ferrugem nos carros e afirmou ainda que não recebeu o valor cobrado.

Especialistas preveem novos problemas em composições

Se os trens voltarem a enferrujar dentro de período que ultrapasse três anos, estado ou concessionária que opera o sistema de transporte terá que pagar a retirada da ferrugem.

Esse é o tempo, segundo o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, que a empresa chinesa deu como garantia para qualquer avaria com os carros.

Segundo os especialistas em química e engenharia consultados pelo jornal, não será difícil os trens voltarem a enferrujar. Isso porque a área com problema precisaria passar por aplicação de novo acabamento. Se o material fosse adequado, não teria oxidado com a salinidade da água do mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário