sábado, 7 de julho de 2012

Nó da Mobilidade Urbana


O transporte público de passageiros em especial na nossa cidade constitui-se no principal nó da mobilidade urbana. No Rio de Janeiro, temos hoje, na gestão do atual prefeito Eduardo Paes, uma iniciativa importante de construção de uma política de transportes que privilegia o transporte público em detrimento do individual. A direção está correta; porém, não temos ainda uma visão clara e hierarquizada dos subsistemas de transporte público e sua consequente integração. As iniciativas de instalação dos corredores expressos (BRTs) das licitações para o sistema de ônibus urbano e a implantação do bilhete único municipal são importantes medidas na direção da qual falamos; porém, o poder público não pode tentar minimizar e tratar da maneira como vem tratando, o segundo modal de transporte público de passageiros em importância em nossa cidade, o chamado transporte alternativo, que na verdade denomina-se, transporte especial complementar. Legalizado há mais de 10 anos pela lei municipal 3360 de 2002, dando emprego de forma direta a mais de 30 mil famílias e transportando um milhão e oitocentos mil passageiros dia e que até hoje, por total negligência do poder público municipal vem sendo tratado como se fosse um transporte pirata. 

O transporte especial complementar, operado por motoristas autônomos que dirigem Vans e kombis, não conta com nenhuma estrutura para o mínimo funcionamento, não tendo linhas definidas em seus trajetos e grade horária, não existindo pontos de embarque e desembarque de passageiros e tão pouco recebe qualquer benefício fiscal do poder público. Teremos em breve o reinício da licitação para esse importante modal de transporte público em nossa cidade, porém é preciso ficar registrado que venho lutando há mais de 10 anos para que essa licitação ocorra. Foi nossa a iniciativa de, em 2002, procurar o Ministério Público para que fosse, como foi, instaurado um inquérito civil público, obrigando o poder público à realização da licitação que agora ocorrerá

Os importantes trabalhadores desse transporte, enfim serão tratados com o devido respeito e eu estarei trabalhando para isso na Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

Em tempo: Os mais de um milhão e oitocentos mil cariocas que usam as VANS merecem todo respeito e o direito de escolha. Meu numero é 23456.

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