quarta-feira, 11 de julho de 2012

Transporte Noturno: Um Problema Que Pode Virar Uma Boa Oportunidade


O transporte público, a noite fica muito precário. Não é de hoje, que nos deparamos com um crônico problema na cidade do Rio de Janeiro, a ausência de transporte público. Basta o relógio marcar 22 horas, para que não consigamos mais pegar uma condução para qualquer parte da cidade, com raras exceções. Esse fenômeno, que num primeiro impulso, pode nos remeter a ideia de uma teoria conspiratória, o que de fato ocorre por mera obra da lei da oferta e procura. Os ônibus urbanos com suas dimensões avantajadas, não conseguem ter a frequência necessária para o atendimento da demanda noturna. Cidadãos, que frequentam e trabalham na noite ficam muitas vezes horas para conseguir embarcar com destino ao trabalho, ao lazer e até um hospital. A equação que parece não fechar coloca-nos a contradição entre a oferta e a procura e quem perdem sempre é o usuário do transporte público.
 
Há algum tempo, eu e outros companheiros, estudiosos do transporte público, nos debruçamos sobre este dilema e chegamos a uma conclusão importante: somente com veículos de baixa capacidade, ou seja, tipo Van, conseguiremos ter a frequência necessária para atender a demanda de viagens noturnas, de maneira adequada à sua realidade horária.
Uma proposta inovadora está sendo apresentada nesse momento, pelo SINDVANS-RIO, para a prefeitura do Rio de Janeiro, de uma forma muito simples e objetiva. A proposta consiste no seguinte: após as 22 horas, todas as linhas de ônibus, com específicas exceções, sairiam das ruas, dando lugar em todos os trajetos hoje existentes, feitos por ônibus municipais às Vans do STPN (serviço de transporte público noturno), que com veículos dotados de todo conforto e segurança, caracterizados com cores específicas, para criar uma padronização visual, rapidamente mudariam a realidade do transporte noturno e abriria inclusive a possibilidade de instalação de maior demanda, pois ao saberem que existe transporte regular, os cidadãos se animariam a sair de casa.

Em pouco tempo, esse novo tipo inovador de transporte, por suas características, tornar-se-ia mais uma marca registrada de nossa cidade maravilhosa.

Guilherme Biserra 23456 – Vereador PPS
Mobilidade é transporte público de qualidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário