domingo, 22 de julho de 2012

Ser Empreendedor com Sustentabilidade e Economia Solidaria – BioVert exemplo nacional.


BioVert, um empreendimento socialmente justo, economicamente viável e ecologicamente sustentável. 

No último fim de semana, estivemos em Silva Jardim, um município no Estado de Rio de Janeiro, visitando a Fazenda Plathymenia, de propriedade da empresa BioVert. 

Administrada por Marcelo Carvalho e Silva, engenheiro florestal, esta empresa que se constitui na maior empregadora do Município de Silva Jardim, empregando cerca de 240 trabalhadores, já é parte fundamental da economia da região e realiza um trabalho relacionado a um dos mais importantes eco sistemas do nosso estado e também o mais degradado, a mata atlântica. Tendo iniciado seu projeto em 1983 , quando adquiriu essas terras, Marcelo Carvalho, construiu a empresa líder em projetos de reflorestamento de nosso estado destacando-se inclusive a nível nacional.

Numa área gigantesca composta de montanhas e com diversas nascentes, funciona hoje um empreendimento voltado exclusivamente para a produção de espécimes nativas da mata atlântica, produzindo hoje, cerca de 3 milhões de mudas por ano. A BioVert tem como meta nos próximos anos superar a marca das 12 milhões de mudas/ano. Esse importante trabalho, desenvolvido por essa empresa, demonstra-nos que um empreendimento pode viabilizar-se economicamente, com uma proposta de preservação ambiental e com emprego de grandes contingentes de mão de obra.

É importante ressaltar que na empresa BioVert, além da busca da excelência desde a seleção de sementes até os projetos de replantio, existe uma efetiva, preocupação com as condições de trabalho a nível de segurança e saúde, como também a nível salarial (existe fila de espera para trabalhar na empresa).

A BioVert, hoje desenvolve diversos projetos em nosso estado para empresas privadas e prefeituras. Um projeto bem conhecido é o da recuperação da vegetação das dunas das praias de Ipanema e Leblon, no município do Rio de Janeiro. 

Curtam as fotos desse maravilhoso paraíso, mas é bom lembrar que lá não é permitido o turismo ecológico. 


GUILHERME BISERRA - 23456 - PPS.













Nenhum comentário:

Postar um comentário