quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Londres exemplo de Acessibilidade para o Brasil

A cidade de Londres para se preparar para as Olimpíadas, a acessibilidade sempre esteve entre os assuntos prioritários em todas as discussões sobre a preparação dos jogos. As plantas de edifícios novos que chegavam à prefeitura, os projetos que não estivessem de acordo com as normas britânicas não recebiam autorização para iniciar as obras, a não ser que fizessem as devidas alterações, que foram chamam de “inclusivas”.

As adaptações foram além da acessibilidade. “O ideal é possibilitar que os deficientes se locomovam de forma independente, tendo em vista que obras acessíveis, rampas muito íngremes ou portas giratórias, nem sempre têm essa finalidade”. O conceito de adaptação inclusiva significa adequar o ambiente para que todos possam entrar e sair pela mesma porta de acesso, sem discriminar o deficiente, obrigando-o a utilizar uma porta diferente, nos fundos ou em laterais onde haja rampas.

A acessibilidade é levada tão a sério, que a comissão olímpica criada para os jogos é chamada de Olímpica e Paraolímpica, sem discriminação das fases dos jogos, pois ao iniciar a construção das arenas para as competições, havia sempre a preocupação de que ali também seriam recebidos atletas paraolímpicos e visitantes deficientes. A luta pelos direitos dos deficientes se iniciou há quase 40 anos, pelos próprios deficientes que moram na capital, que saíram às ruas para reivindicar por mudanças. 

Enquanto isso no Brasil, a acessibilidade ainda não está no topo das prioridades, observa-se que ainda há muito a ser conquistado quando o tema é acessibilidade inclusiva. 

Eu Guilherme Biserra, sou candidato a vereador pela cidade do Rio de Janeiro, com experiência no tema de Mobilidade Urbana, serei o vereador que na Câmara Municipal, estará fiscalizando o cumprimento da Lei Federal de Mobilidade Urbana, lei nº 12.587, de 3 de janeiro de 2012. Garantindo que o Rio estabelece as ações necessárias para coloca-la em pratica em nossa cidade, principalmente nas obras para a Copa do Mundo e Olimpíadas.

Guilherme Biserra - 23456

Nenhum comentário:

Postar um comentário