domingo, 5 de agosto de 2012

Preparar a cidade do Rio para 2014 e 2016 - Mobilidade Urbana

Temos repetidas vezes afirmado que é urgente o debate sobre a  Mobilidade Urbana na cidade do Rio de Janeiro, questões sobre acessibilidade, modelo de transporte de massa, diversidade e integração dos meios de transporte público e diversos aspectos que impactam sobre o ir e vir da população,  estão sendo tratado pelo poder público de forma superficial.  Se aproximando os grandes eventos, Copa do Mundo e Olimpíadas, defendo uma força tarefa integrando os governos federal, estadual e municipal para tratar essa questão do transporte no Rio de Janeiro, é fundamental um esforço concentrado e passar a tratar essa questão como uma situação de emergência.
Observamos no dia a dia da Cidade do Rio de Janeiro, que o metro, o trem, as barcas, os ônibus e o esse novo modelo proposto e implantado pela prefeitura do Rio de Janeiro, o BRT, não consegue suprir a demanda da população carioca, resultando num quadro para o cidadão insuportável, é assim que a população da Cidade do Rio de Janeiro vem sendo transportada:


Já falamos em outro texto sobre a leviandade nos investimentos para preparar o Brasil para a Copa do Mundo e Olimpíadas, em matéria publicada pelo OLHAR DIGITAL, Londres investiu só em transporte  6 e meio bilhões de libras – ou quase 18 bilhões de reais, modernizar o sistema de transporte SÓ EM LONDRES, o governo brasileiro pretende investir cerca de 11 bilhões de reais para modernizar o transporte brasileiro NO PAÍS INTEIRO.
Confira em:
Em outra matéria apresentamos os questionamentos  do Professor especialista em Engenharia de Transportes da Coppe/UFRJ, Dr. Fernando MacDowell, sobre o projeto do BRT.
Confira em:

Se faz necessário uma reavaliação do sistema existente, reunir especialistas para tratar a questão e implementar ações que a curto prazo melhorem o sistema de forma gradual, para permitir que em 2014 a cidade do Rio de Janeiro não tenha que decretar feriado para todo o período da Copa do Mundo, visando permitir que os turistas consigam se locomover para chegar ao estádio onde ocorrera os jogos.
REFERENCIA PARA CONSULTA ao conteúdo tratado nesse texto, bem como os creditos das fotos apresentadas fazem partes dos sites listados abaixo:
- BRT com Superlotação

- Caos no Trem

- Metro do Rio de Janeiro Hiperlotato

- Barcas cara e com serviço ruim

Nenhum comentário:

Postar um comentário